a

Provedora de Serviços em Saúde - Ensino, Consultoria, Qualidade de Vida e Home Care.

(11) 9.4903-8814 / (13) 4109-1767

contato@insticler.com.br
Av. Raimundo Pereira de Magalhães 11.773
Unidade I -São Paulo – SP

Posts recentes

Follow Us On Instagram

(11) 9.4903-8814 / (13) 4109-1767

insticler@insticler.com.br

Siga-nos

Saúde do Idoso: Saiba quais são os exames mais comuns

Saúde do Idoso: Saiba quais são os exames mais comuns

A medicina preventiva é o melhor caminho para a preservação da saúde, especialmente para os idosos. Visitar regularmente o médico é importante para se viver muitos anos com qualidade de vida e, caso detectado algum problema de saúde, quando identificado prematuramente as probabilidade de cura aumentam consideravelmente.

 

Os exames médicos são importantes aliados para formação de diagnósticos corretos. Confira quais são os exames mais comuns recomendados pela Universidade Aberta do SUS (Uma-SUS).

 

Exames mais comuns

Hemograma: exame de coleta do sangue pode detectar anemia. Pode ser realizado anualmente a partir dos 60 anos.

Creatinina: possibilita avaliar a função renal, principalmente em paciente com hipertensão e diabetes. Pode ser feito uma vez por ano, a partir dos 60 anos.

TSH (hormônio estimulante da tireoide): o exame é indicado para detectar alterações na produção de hormônios da tireoide. Pode ser realizado uma vez por ano, a partir dos 60 anos.

Glicemia de jejum, pós-prandial e hemoglobina glicada: detecta alterações dos níveis de glicemia. Recomenda-se realizar em pacientes com fatores de risco para diabetes.

Lipidograma: o exame possibilita diagnosticar dislipidemia. Pode ser realizado anualmente, dependendo da indicação clínica.

Parasitológico de fezes: possibilita diagnosticar parasitismo intestinal. Pode ser realizado na suspeita clínica e em regiões com alta prevalência.

Colonoscopia: o exame pode detectar precocemente o câncer nos intestinos (grosso e delgado). Deve ser feito uma vez por ano a partir dos 50 anos.

Papanicolau: a partir dos 65 anos, se o exame apresentar resultado normal durante três anos seguidos, ele pode ser suspenso, desde que a mulher não tenha vida sexual promíscua.

 Mamografia: o objetivo do exame é prevenir ou detectar o câncer de mama em mulheres com ou sem fatores de risco. É recomendado realizar até os 69 anos de idade, porém, havendo indicações clínicas que justifiquem, podem ser solicitados após os 69 anos.

 Densitometria óssea: assim que completar 65 anos ou depois da menopausa, o exame deve ser realizado na mulher a cada dois anos para prevenir a osteoporose (perda anormal da massa dos ossos).

Teste ergométrico: possibilita medir a capacidade cardíaca por meio de exercícios físicos na esteira ou na bicicleta ergométrica. Pode ser realizado uma vez por ano a partir dos 60, dependendo da indicação clínica.

Ultrassom de abdômen: exame indicado para homens fumantes, detecta aneurisma de aorta (dilatação da artéria aorta, que pode se romper). Pode ser realizado o primeiro exame a partir dos 50 anos. O paciente só deve voltar a fazer o exame se for detectado algum problema na artéria.